Páginas

26 de mai. de 2010

Curiosidades



Bandeira

O berço da Independência do Brasil possui uma bandeira oficial, desenhada por Jayme Castro Delgado,onde as cores preto, vermelho e branco representam as cores do Estado de São Paulo. A pira central estilizada com a chama Verde e Amarela, simbolizam o local onde foi proclamada a Independência do Brasil.



Poema dedicado ao Bairro

No ano de 2004, uma segunda-feira de setembro, a Comissão dos Festejos do Bairro do Ipiranga promoveu a última eliminatória para escolha do Hino do Ipiranga, no Empório Vergueiro.
O público animado, que lotou a casa, aplaudiu os participantes que apresentaram os hinos em homenagem ao bairro do Ipiranga.
O hino vencedor foi do compositor Mauro Dall'Acqua e música de José Roberto Palomino, interpretado pelo coral Art Música. O evento contou com a participação do júri, a diretora administrativa de GI (Gazeta do Ipiranga), Maria Helena Bueno, representantes da região, comerciantes e convidados, além do idealizador do projeto Laerte Torpocov e comissão organizadora: Gerson Gomez e Ademir Gatti.
Puderam participar todo compositor ou intérprete, profissional ou amador, residente ou não no bairro. A participação somente foi efetivada mediante entrega de um CD ou fita K7, bem como vinte cópias da letra do hino impressas em papel oficio.
Confira a letra do hino vencedor:

Hino do Ipiranga
I - Ipiranga, berço do Brasil II - Teus museus contam nossa história.Onde o sol da liberdade despontou Tuas obras são monumentais.Despertando a nação pra sua glória Dos destinos do país és a partida.Da Colina um brado heróico ecoou. Patrimônio secular tu és memória.
No caminho para o mar, tu és passagem Chã amado, porta da cultura.Sob a sombra do chorão as despedidas Tuas ruas nos recordam grandes vultos.És altar de um povo religioso Do passado ao presente és cantado.Tens a força e o migrante tu abrigas. Solo fértil és tão belo, és pintura.
Oh, meu Ipiranga.Meu coração bate por ti.Nestes versos eternizo.A grandeza deste bairro onde eu cresci.
Agora o Ipiranga passava a ser o único bairro de São Paulo a ter uma bandeira e um hino.
Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos compositores vencedores: Palomino e Dall'Acqua.
Louvor especial ao idealizador do concurso: Laerte Toporcov.